Showing posts with label ecologia=vida. Show all posts
Showing posts with label ecologia=vida. Show all posts

Ecologia, conheça o seu significado

Como será? Vamos deixar o cinza tomar conta ou vamos tentar restabelecer o verde?

É sabido de todos que o planeta está reagindo de forma intensa as mudanças ocasionadas em seu ecossistema natural, entendamos o que significa "Ecologia"; mas acima de tudo façamos nossa parte para colaborar de forma eficiente no amparo a essa estrutura que nada mais é além, da "casa de todos nós".

A Ecologia é a ciência que estuda os ecossistemas, ou seja é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição.
As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente.
A palavra Ecologia tem origem no grego “oikos", que significa casa, e "logos", estudo.

Perceba que a própria palavra designa em seu sentido primordial, estudo da nossa casa, ou de forma mais genérica, estudo do lugar onde se vive.
O cientista alemão Ernst Haeckel, em 1869, usou pela primeira vez este termo para designar o estudo das relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem.



Atualmente quando se fala em ecologia dá-se a impressão que estamos falando apenas de matas destruídas e do lixo que deve ser reclicado, e deveria ser prioridade de todos os governos do mundo mesmo.
Mas como observamos ecologia vai muito além, significa toda a estrutura de vida do nosso ecossistema, se o clima está alterado, se os animais entram em extinção, tudo isso certamente afetará o homem, pois somos parte importante dessa cadeia de vida. Somos nós os humanos os responsáveis pelo futuro do nosso planeta.


Fonte de pesquisa: Wikipédia




Até o próximo post. Um abraço, sempre sincero; BELcrei2011
As imagens usadas são do acervo pessoal(ver licença) ou públicas retiradas da web - podem ter direitos autorais. Caso você seja o(a) autor(a) ou proprietário(a) da imagem, entre em contato para que façamos a remoção imediatamente.

Jantar ecologicamente incorreto.





Acima uma foto do prato de entrada que parlamentares canadenses tiveram em um jantar a base de foca no menu. Trata-se de um protesto contra a comunidade europeia à importação de qualquer produto a base do animal.


A briga toda está no fato dos europeus considerarem a caça às focas uma prática cruel – algo que os canadenses contestam.


Desde 2008, o Canadá vem tentando impedir que isso aconteça. O país disse que adotaria práticas mais “humanas” para evitar o embargo da Europa, como orientar os caçadores a tocar os olhos dos animais para terem certeza de que estavam mortos antes de serem despelados.


Isso porque estudos de organizações de proteção ao animal (como a IFAW) apontam que até 42% dos animais estão vivos quando caçadores retiram suas peles.


Não esqueça,  foca é aquele bicho bonitinho que a gente vê em filmes, joga bola e bate palmas.



Deixo aqui meu protesto (em concordância com os europeus), veja porquê!



Imagens: Canadian Seal Hunt



créditos e fonte: texto adaptado da revista info (editora abil). fotografias: públicas retiradas da internet (Canadian Seal Hunt)


Até o próximo post. Um abraço, sempre sincero; BELcrei2011
As imagens usadas são do acervo pessoal(ver licença) ou públicas retiradas da web - podem ter direitos autorais

Ecologia; começa pelo pensamento.



"Manter as florestas vivas é manter a vida, e quando mantemos a vida, nos 
mantemos no caminho certo, pois é a única coisa que realmente importa."



"Precisamos deixar tudo verde, se não respeitarmos o verde e se fizermos ele ficar vermelho, logo tudo estará em cinzas."



"A esperança é a última que morre já diz um ditado tão popular, porque não transformarmos esse ditado em: - A natureza é a última que morre?"



"Reciclar é uma necessidade imediata, faça sua parte e comece a reciclar seus pensamentos. Quando mudamos a forma de pensar, passamos a agir de forma diferente e isso nos difere dos outros seres na terra."



"Não basta falar e reclamar, precisamos agir. Agir significa realmente fazer algo, não importa o tamanho, podemos começar a transmitir aos outros o que precisa ser mudado, transformado, reciclado."



autor: BELcrei - © by BEL©rei - todos os direitos reservados... ao mundo. (maio/2010)


Até o próximo post. Um abraço, sempre sincero; BELcrei2011
As imagens usadas são do acervo pessoal(ver licença) ou públicas retiradas da web - podem ter direitos autorais

Por quê o plástico demora tanto tempo para decompor-se?

imagem pública retirada da web - foto inicial transformada - pode ter direitos autorais


A principal razão é que a natureza ainda não sabe como se livrar dele.
"Bactérias e fungos que decompõem os materiais não tiveram tempo de desenvolver enzimas para degradar a substância", afirma a engenheira química Marilda Keico Taciro, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O plástico é um material novo na natureza - o primeiro modelo surgiu só em 1862, criado pelo britânico Alexander Parkes.
Cada uma de suas moléculas possui centenas de milhares de átomos, principalmente carbono e hidrogênio. Como as ligações entre os átomos são muito estáveis, os decompositores não conseguem quebrar o material em partes menores para destruí-lo.
Resultado: alguns tipos de plástico, como o PET, usado em garrafas de refrigerantes, levam mais de 200 anos para desaparecer.

"Com a evolução, os microorganismos devem se adaptar, mas isso pode levar milhões de anos", segundo o biólogo José Gregório Cabrera Gomes, também do IPT.
Por isso, o descarte de plásticos é uma grande dor de cabeça para os ecologistas do século XXI.
O material produz gases tóxicos ao ser queimado e tem reciclagem complicada, porque não se pode misturar diferentes tipos de plástico.

O jeito é desenvolver modelos biodegradáveis como o PHB, que, em aterros sanitários, vira pó em apenas seis meses. Mas esses ainda custam caro - até cinco vezes mais que os convencionais - e, por isso, respondem por apenas 1% do total de plásticos vendidos no mundo.
Ainda poderíamos acrescentar a materia acima que, quando chegamos no ponto "dinheiro", a grande maioria dos empresários faz "vista grossa" para o bem-estar do planeta.

A grande questão é saber se no futuro, tomara que ainda distante, essas pessoas que fazem tão pouco caso do nosso meio ambiente vão beber ou comer plástico.


Até o próximo post. Um abraço, sempre sincero; BELcrei2010