Quando era pequeno, ainda criança, me perguntava como poderia existir cavalos debaixo do capô do motor de um carro, ou eram cavalos muito pequenos ou cavalos diferentes, pensamentos da ingenuidade infantil, onde o acesso as informações era muito menor e mais difícil que nos dias de hoje.
Coisas de criança, do século passado, tá bom... do milênio passado.
Por quê então a medida de força de um motor é feita em cavalos e não em elefantes, renas ou camelos?
A resposta é o próprio inventor James Watt que entre uma invenção e outra intitui essa medida.
A história toda começou nas minas de carvão do século XVIII.
Os donos de minas de carvão foram os primeiros clientes dos fabricantes de motores movidos a vapor. Essas engenhocas acionavam máquinas que transportavam carvão do interior da mina até a superfície.
Antes do motor a vapor, essa tarefa era feita por cavalos que, por meio de um sistema de cordas e roldanas, puxavam baldes cheios do produto. Portanto, nada mais natural que comparar a força dessas máquinas à dos cavalos. No final do século XVII James Watt trabalhou no desenvolvimento desse tipo de motor.
Ele calculou que, em média, um cavalo conseguia subir 100 quilos de carvão a uma certa altura por minuto.
Na hora de generalizar a medida, ele aumentou a carga em 50% e instituiu a unidade de "um cavalo de potência" como a força necessária para levantar 150 quilos por 30 metros de altura em um minuto.
A unidade pegou e atravessou os séculos com a sigla HP (de Horse-Power, ou "Potência de Cavalo", em inglês).
Legal isso não é, mas na verdade são coisas do acaso e das culturas, porque se usassem elefantes para puxar esses baldes, ou então bois, a medida usada nos dias de hoje teria outro nome, que sinceramente seria muito engraçado.
Imagine você conversando com seu amigo e ao perguntar qual a potência do motor do carro dele, o mesmo respondesse:
- Agora que mexi no motor, dei uma turbinada nele, ele tá com 300 elefantes de potência.
Até o próximo post. Um abraço, sempre sincero; BELcrei2011
As imagens usadas são do acervo pessoal(ver licença) ou públicas retiradas da web - podem ter direitos autorais. Caso você seja o(a) autor(a) ou proprietário(a) da imagem, entre em contato para que façamos a remoção imediatamente.