Vacinação correta é fundamental

 Seu cachorro pode até não gostar, mas o esquema de vacinação é fundamental.


A vacinação de cães deve ser iniciada a partir dos 45 dias de vida, período no qual a imunidade transmitida pela mãe está terminando.


O cronograma de vacinação deve ser seguido rigorosamente em dia, pois é garantia de preservar a saúde do seu filhote, evitando que ele se contamine com doenças que podem levar à morte. 

O esquema de vacinação pode variar de acordo com a região onde você se encontra. Porém, lembre-se que independente de onde esteja, o médico veterinário é o único profissional habilitado a elaborar um correto programa de vacinação, bem como avaliar as condições de seu filhote, verificando se ele está apto a receber a vacina.
Seu cachorro deverá receber proteção contra várias doenças:
Cinomose; Hepatite Infecciosa; Parvovirose; Coronaviros; Leptospirose; Parainfluenza; Raiva; Traqueobronquite Infecciosa.


Algumas dúvidas que os proprietários tem com relação a vacinação.
Posso dar água antes da vacina? 
Sim.
E depois? 
Sim.
Posso dar comida antes da vacina? 
Sim.
E depois? 
Sim.
A vacina tem efeito imediato? 
Não.


Estas são as perguntas mais comuns feitas pelo proprietário, na hora da vacinação. E convém lembrar também que as vacinas não têm efeito imediato. Por isso você não pode sair com seu cachorro da clínica diretamente para as ruas e parques da sua cidade!
Para saber melhor a respeito da vacinação e esquema das mesmas consulte seu veterinário.



Texto adaptado da internet mais trechos do livro "Nossos Amigos Peludos - © by BELcrei - todos os direitos reservados" - imagem do acervo pessoal, porém é uma imagem pública.