Apelido no seu cachorro é sinônimo de problema mais tarde.


No entanto se você achar melhor chamá-lo pelo apelido, então deverá existir um consenso geral dentro da casa, ou todos o chamam pelo nome ou todos o chamam pelo apelido.

Se alguns da casa o chamam pelo nome outros o chamam por apelido, ou um "nomezinho" mais carinhoso, faz com que o cachorro fique confuso, sem saber ao certo o que é ou quem é. Alguns poderiam argumentar "- Mas meu cachorro atende por nome e apelido, e nunca tivemos problemas. Verdade pode até funcionar normalmente mas...

Quando isso acontecer (confusão na cabeça dele) tudo o que você quiser ensinar será mais difícil, pois o que era um "estímulo positivo" – no caso o nome, passará a ser algo indefinido e isso resultará numa confusão bem grande para a formação psicológica do seu cachorro.

O nome sempre está associado a coisas boas, como hora da comida (ração), da água fresca e das brincadeiras. O nome deve ser uma forma de carinho e jamais estar associado a algo ruim. Os cachorros associam tudo e por isso esta regra simples, mas pouco praticada nas residências é a grande causa de uma série de problemas. Não que o apelido seja ruim, às vezes o apelido é até mais bonito que o próprio nome, vocês só precisam definir em conjunto se irão chamá-lo pelo nome ou apelido. :-)


fonte: Texto adaptado do livro "Nossos Amigos Peludos"© by BEL©rei